Prática ECO
Voltar

Oficinas de Criatividade Himalaya

Oficinas de Criatividade Himalaya

Arcos de Valdevez – Portugal

Sobre a Exposição

As Oficinas de Criatividade Himalaya são um espaço de divulgação de cultura científica, educação e enriquecimento cultural, inspirado na vida e obra do Padre Himalaya.

É constituído por 4 sectores distintos e funcionalmente autónomos:

1) Oficina Padre Himalaya

2) Hemisfério

3) Centro interativo Padre Himalaya

4) Labirinto sobre a vida do Padre Himalaya

O projecto pedagógico tem a filosofia de um centro interpretativo, juntando-lhe uma dimensão de promoção da ciência, do conhecimento e da eco-cidadania. O visitante é ali chamado a maravilhar-se com duas réplicas das máquinas solares de Himalaya: a de Saint Louis tem quase a escala real e foi naturalmente despojada das condições que lhe permitiriam obter as temperaturas extraordinárias que Himalaya atingiu na Exposição Mundial; a dos Pirenéus, implantada no topo de um dos edifícios, é já o ícone do equipamento e recorda que, em ciência, os pequenos avanços são tão necessários como os grandes saltos.

No interior, há jogos de ciência e laboratórios. Um holograma do Padre Himalaya interpela os visitantes e fornece informação. Numa bicicleta, pode pedalar-se até produzir força motriz suficiente para acender uma lâmpada. Os laboratórios permitem colocar a mão na massa, com experiências reais. E, se tiver estômago para isso, o labirinto só lhe permite progredir com as peças armazenadas na mochila de cada visitante e com as respostas certas sobre a vida e obra do pioneiro de Cendufe. Resta-lhe, no final, entrar para o interior de uma bolha de sabão ou ainda assistir a conteúdos em alta definição projectados num hemisfério/dome de 360 graus.

Fonte e imagens: National Geographic Portugal/ Município de Arcos de Valdevez