Lisboa – Portugal
Project for the Coaches Museum at the invitation of the Muse-Museums and Heritage when we integrate the last phase of the Open Tender.
Projecto realizado para o Museu dos Coches a convite da Muse-Museus e Património, quando integramos a última fase do Concurso Público.
A Museografia estava em fase de lhe ser dado corpo e assim desenvolvemos o design e aplicação dos conteúdos e forma de funcionamento dos interactivos que acompanham os Coches.
Numa linguagem visual que procura de uma comunicação entre o património do passado e a contemporaneidade, escolhi uma abordagem gráfica que evoca as linhas estéticas do próprio edifício e entoa a magia que os coches, enquanto peças preciosas e raras cheias de história e envoltas em algum mistério, evoca nos visitantes.
Destacando uma linguagem visual depurada, o grafismo vive essencialmente da riqueza das imagens e do impacto que estas são pela escala em que são apresentadas. De forma a não abafar a força desta documentação visual a linguagem gráfica torna-se sóbria, em paralelo ao desenho arquitectónico.
Referências directas às linhas de força e estruturas do edifício desmultiplicam-se pelos layouts, através de malhas geométricas que agarram os elementos. Aliadas à forma interactiva da navegação estas tramas acentuam a fluidez e dinâmica das páginas, resultando num movimento simultaneamente vivo e suave. Esta estrutura cria um elo e contextualiza a linguagem visual transversal a cada interface.